18/11/2017 às 14:50

Perguntas para fazer antes de contratar o seu fotografo

1704
4min de leitura

Escolher os fornecedores do seu casamento não é uma missão fácil, e escolher o fotógrafo é uma das partes mais complicadas, são muitos no mercado e as lembranças desse dia tão especial estarão nas mãos de um deles. E um dia lá na frente, daqui muitos anos a memória vai falhar e as fotos servirão para nos lembrar dos momentos vividos e das pessoas especiais que estavam lá.

Para ajudar você nessa missão, eu separei algumas perguntas que podem te ajudar a escolher o fotógrafo perfeito para o seu casamento! ❤️ ❤️  

     1. Que tipo de fotografia você gosta?

Pergunta importante para saber qual o fotógrafo certo para o seu casamento. Que tipo de fotografia vocês mais gostam, que tipo de foto vocês acham mais especial? Existem vários estilos de fotógrafos e você precisa encontrar aquele que tenha um trabalho que toque você. Tem aqueles que tem o foco nas fotos espontâneas, ou  fotos mais montadas tipo editoriais de moda, fotógrafos tradicionais que fazem belos retratos...São vários, mas é importante lembrar que um bom profissional mesmo que focado em fotos espontâneas também precisa caprichar nas fotos tradicionais e fazer belas fotos posadas com os noivos. Cada fotógrafo tem sua especialidade, mas ele precisa entregar um trabalho completo!

     2. Posso ver seu portfolio?

Conhecer o trabalho completo do fotógrafo é importante para você ter certeza do que ele vai te entregar. Tente ver um álbum de um casamento completo e não confie só em fotos de redes sociais e blog.

      3. Posso conhecer você?

O fotógrafo é um dos fornecedores que vai passar mais tempo perto de vocês durante todo o casamento, então conhecê-lo é muito importante, ele precisa ser legal :D Precisa rolar uma afinidade para que todos fiquem o mais a vontade possível e com isso fazer com que tirar as fotos não vire um problema.

      4. Ele faz um evento por dia, ou pode mandar equipes?

Alguns fotógrafos trabalham com equipes que o representam em alguns eventos, assim confirme se quem estará no casamento será ele ou uma equipe. Caso seja uma equipe veja o trabalho, se for bom e o fotógrafo garantir a qualidade, não tem problemas. Mas é importante saber disso antes do casamento.

      5. Quantas horas de trabalho?

É importante saber que horas ele chega e que horas ele vai embora, se o seu making of será animado cheio de madrinhas, é legal que ele chegue cedo. Se sua festa for daquelas que dura até o amanhecer, é legal que ele fique no casamento enquanto ainda estiverem acontecendo momentos legais que você vai querer o registro.

      6. Quanto tempo para a entrega do material?

É necessário saber todos os prazos e coloca-los em contrato, prazo para entrega das fotos digitais, prazo para o casal escolher as fotos do álbum, e o tempo que o álbum leva para ficar pronto.

       7. E se acontecer algo e o fotógrafo não poder estar no casamento?

Ninguém está livre de imprevistos, portanto pode ocorrer dele não comparecer ao casamento. Ele deve garantir (em contrato) que terá um plano B, que terá fotógrafos de qualidade para o substituir.

      8. Fechar o contrato já com álbum?

Alguns fotógrafos dão a opção de entregar apenas os arquivos digitais, em pen drives ou DVD, essa pode ser uma boa opção para economizar. Porém as fotos só cumprem a sua função se estiverem no papel, um arquivo digital não dura para sempre, e como são muitas fotos aquelas mais especiais acabam ficando perdidas no meio das outras. Então se não tiver jeito de fechar o contrato já com o álbum, não esqueça de fazer o quanto antes.

      9. Fazer o pré casamento ou não?

Esse momento serve para que o casal e o fotógrafo se conheçam melhor. Para que os noivos fiquem a vontade na frente das câmeras e para quem está clicando entenda ainda mais o que o casal espera das fotografias, as conversas entre uma foto e outra são a chave para as fotos mais especiais do casamento. E claro fazer lindas fotos que marcam esse momento de pré casamento e decorar o local da festa. :D

      10. Como você encontrou ele?

Você já deve ter visto notícias sobre problemas com fornecedores de casamento, coisas como fotógrafo que chega atrasado, que se comporta mal no evento, que atrasa a entrega dos materiais... São inúmeros as coisas que podem acontecer. Um bom jeito de ter certeza que esse profissional é bom são as referências. Se mais de uma pessoa indicou ele pra vocês é um bom sinal, se ele já fotografou um amigo seu vá até essa pessoa e pergunte sobre ele, procure por depoimentos de casais falando sobre o trabalho dele.

     11. Uma dica bônus :D

Se você gostou muito do trabalho de um fotógrafo, mas o valor que ele cobra esta fora do orçamento, tente fazer uma forcinha para contratá-lo, peça um desconto fale pra ele que você intendeu a ideia dele e que quer aquelas fotos no seu casamento. Maas também tente cortar gastos em outras partes do casamento, quem sabe naquele chinelinho que é entregue durante a festam ou nos menus super elaborados que ficam em cima das mesas, nos porta guardanapos... Tudo que está no casamento é importante, todos os fornecedores são importantes. Mas o valos da fotografia extrapola o casamento, as lembranças que ela vai deixar são maiores que o próprio casamento, um bom álbum é aquele que depois de anos você não venderia por dinheiro nenhum, porque lá dentro estão lembranças de um dia e de pessoas especiais! ❤️ ❤️ 

18 Nov 2017

Perguntas para fazer antes de contratar o seu fotografo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL